O Papai Noel conseguiria entregar os presentes?

Desde criança, nunca fui a maior entusiasta do Natal ou sequer acreditei no Bom Velhinho, mas resolvi que escreveria um texto natalino com a dose de ciência habitual do Academia FMB. Dentre os possíveis recortes científico-natalinos, resolvi trazer a seguinte pergunta: o Papai Noel conseguiria entregar presentes às crianças do mundo inteiro em apenas um dia de Natal?

A Física

Larry Silverberg, um professor de engenharia mecânica e aeroespacial da Universidade Estadual da Carolina do Norte, se perguntou a mesma coisa.

Ele e seus alunos fizeram os cálculos considerando que o Papai Noel entregaria presentes a aproximadamente 200 milhões de crianças espalhadas por 518 milhões de quilômetros quadrados. Consideraram também que, como cada família tem em média 2,67 crianças, haveria cerca de 75 milhões de casas para visitar, com uma distância de 2,6 quilômetros entre elas. Assim, o famoso idoso de roupas vermelhas teria um percurso de aproximadamente 196 milhões de quilômetros (quase 4900 voltas ao redor do mundo!).

 

Figura 01: Trenó do Papai Noel

ae7b4a4e3e02f201042c7a1d6773f670.jpg

Fonte: Pixabay

#PraCegoVer: Céu noturno azul com uma Lua grande no centro, com a silhueta de um trenó voador puxado por três renas na frente. No chão, vemos as silhuetas de alguns pinheiros.

Fazendo uma conta simples, podemos chegar à conclusão que para cobrir essa distância em apenas 24 horas de Natal, o trenó do Papai Noel precisaria atingir uma velocidade média de mais de 8.000.000 km/h. [1]

Desse modo, considerando que a velocidade necessária seria menor que a velocidade da luz (1.079.252.848,8 km/h.), a qual é a velocidade máxima que pode ser atingida por qualquer coisa no Universo [2], seria possível sim que o Papai Noel entregasse seus presentes, à luz da Física.

 

Mais rápido que a Nasa

Apesar de ser fisicamente possível atingir essa velocidade, temos que levar em consideração outro fator: como o Papai Noel atingiria essa velocidade?

É necessária uma tecnologia extremamente avançada para atingir altas velocidades. O recorde atual é de um veículo da NASA, o X-43A. O projeto foi feito para testar a viabilidade de aeronaves hipersônicas, seu voo foi feito em 2004 e atingiu quase 12.000km/h, 9,6 vezes a velocidade do som, antes de atingir o Pacífico [3]. Vale ressaltar que, diferente do trenó do Papai Noel, o veículo não era tripulado e não levava milhões de presentes.

 

Figura 02:

357521main_ED99-45243-01_full.jpg

Fonte: NASA

#PraCegoVer: Aeronave preta achatada com nome “NASA” escrito em branco na lateral voando. No fundo, há um céu diurno com nuvens.

 

Assim, o trenó do papai Noel precisaria ser 666 vezes mais rápido do que o veículo mais rápido já produzido pela humanidade, tendo um tamanho maior para acomodar todos os presentes e conseguindo suportar toneladas deles.

Voltando, então, à pergunta inicial: “o Papai Noel conseguiria entregar presentes às crianças do mundo inteiro em apenas um dia de Natal?”. Bem, eu acho que não, mas talvez seja meu lado Grinch falando. No entanto, há quem acredite que é plausível que um idoso imortal com renas mágicas e elfos assistentes tenha uma tecnologia (ou magia) suficiente para viajar a oito milhões de quilômetros por hora, vai da imaginação de cada um.

De qualquer forma, caso ele existisse, tenho certeza de que a NASA estaria interessada em contratá-lo.

 

Figura 03: GIF de Natal que você já deve ter recebido no grupo da família

merry-christmas-4.jpg

Fonte: Needpix

#PraCegoVer: “Merry Christmas” escrito em letras vermelhas brilhantes e contornadas em dourado com um ramo de folhas logo após o "merry". 

 

Referências

  1. FYI: How Long Would It Take Santa To Deliver Presents To Every Kid On Earth? Disponível em: <https://www.popsci.com/science/article/2012-12/fyi-how-long-would-it-take-santa-deliver-presents-every-kid-earth/>. Acesso em: 24 nov. 2022. 
  2. CORTES, R. Velocidade da Luz em km/h - Qual é? Exercícios Resolvidos! Disponível em: <https://www.gestaoeducacional.com.br/velocidade-da-luz-qual-e/>. Acesso em: 24 nov. 2022. 
  3. GIBBS, Y. X-43A Hyper-X. Disponível em: <https://www.nasa.gov/centers/dryden/history/pastprojects/HyperX/index.html>. Acesso em: 24 nov. 2022. 

0 Comentários

Deixe um comentário