Retrospectiva 2021

Fim de ano é época de retrospectiva LAC-FMB. Relembramos alguns textos e acontecimentos LACanianos, com a ceia recheada de piadas de tiozão. Prometemos que você se sentirá jogando conversa fora e sinuca empenada no Cardozão. Aprochegue-se!

É, família, acabou o ano. Mais importante: estamos de férias. Pode excluir o aplicativo do Moodle, pode sair de todos os grupos de trabalho já apresentados. Silencie o grupo da turma, de avisos da turma, da liga, de avisos da liga. Todas as notas já foram lançadas no SIAC – chegou o verão.

Mas calma lá também. Até o clima nos diz que as coisas ainda não estão normais. Já pintou verão e a previsão é que chova 30% mais em Salvador por causa do La Niña. As chuvas de dezembro levaram 66 cidades baianas e 2 bairros soteropolitanos em situação de emergência, causando mortes e deixando desabrigados pelo estado. No dia 23 de dezembro, molhando ainda mais a festa, já eram notificados 395 casos de H3N2 e 5 mortes na Bahia, um número considerável, mas, com certeza, uma fração muitíssimo pequena da realidade. Mesmo com o Carnaval cancelado, outros cuidados não podem acabar agora.

“Nossa, LAC, eu tirei dez minutos para ler um texto nas férias e você vem com esse clima de enterro?” Perdão, perdão, ainda não saiam desta página, a mensagem já foi passada. É fim de ano, não há nada de bom passando na TV, você já maratonou as três séries boas restantes da Netflix e o Brasileirão só volta em abril. Prometo, então, entretenimento de qualidade, digno de um LACre.

Comecemos nossa retrospectiva do ano de 2021 com o texto Medicina, 1984 e evidências. Nosso ligante David Gallo (spoiler, novo presidente da LAC-FMB) relacionou o clássico de George Orwell com a música de Chitãozinho e Xororó ou algo assim. O tema inclusive coincide com o do melhor processo seletivo de nossa história – o que aprovou o autor desta retrospectiva. Já mande esse trecho do texto dele para seu primo usar na redação do ENEM:

“Os paralelos entre o pensamento anticientífico e a obra de Orwell na prática médica, no ensino e na Academia são diversos. No país ficcional, a realidade era de fato moldada pela estrutura de autoridade, não pelos cidadãos da população em geral, mas pelo partido na figura do Grande Irmão. Toda a realidade era moldada de acordo com as vontades e necessidades do Grande Irmão. Assim, pensar criticamente ou se utilizar do método científico era totalmente inconveniente para o partido, já que iria expor suas inconsistências e contradições. Além disso, e mais importante, o método científico não é submisso a personas.”

Seguimos com nosso grande ligante Caio Marques, cujos dedos de ouro tornam todos os textos um sucesso. Em 2021, o ano da vacinação. O que preciso saber?, Caio já comentou questões que permanecem atuais, como a aceleração do processo de desenvolvimento de vacinas, o movimento antivacina, aceitação da vacina, obrigatoriedade, imunidade de rebanho e o rebaixamento do Vitória.

Ainda no tema COVID-19, nossa eterna presidente Thais Barbosa escreveu em março Variantes do SARS-CoV-2: o que você precisa saber sobre elas?, quando estávamos no início do alfabeto grego, com três variantes. Hoje, já preocupados com a Ômicron, várias informações do texto permanecem relevantes, como:

“Grande parte dessas mutações ocorre por deriva genética e, em sua grande maioria, não geram grandes repercussões para o hospedeiro. Contudo, ao longo do tempo, as mutações podem se acumular, dando origem a novas “versões” de um mesmo vírus, as chamadas linhagens ou variantes. Se uma linhagem não apresentar uma vantagem evolutiva ou uma repercussão positiva para a infecção viral, ela pode simplesmente ser extinta ou se “aposentar”, o que significa que não houve detecção de casos dessa versão em pelo menos quatro meses (no caso do SARS-CoV-2)”

Quebrando a cronologia dos textos, o dono do prêmio Carl Sagan do LAC Awards foi Luiz Fernando Botelho e seu texto Admirável universo novo. Nele, o ligante mineirim explica um cadim de como funciona o mais novo telescópio espacial para nós, meros mortais, de forma que até o Monark entenderia.

Figura 01: James Webb dobrado

imagem-de-2017-de-montagem-do-telescopio-james-webb-1636813070472_v2_900x506.png.webp

Fonte: UOL

#ParaCegoVer: Pessoas vestidas de macacão branco em frente ao telescópio dobrado, com espelhos hexagonais amarelos.

Mesmo zicando o novamente adiado lançamento do James Webb, o telescópio finalmente partiu na manhã do dia 25 de dezembro de 2021. Assista ao lançamento narrado como o tetra por Sérgio Sacani, o Serjão:

No mais, nosso ano foi marcado pelos 189 textos sobre causalidade. Recomendo ler todos, inclusive os que ainda não foram publicados ou escritos por Vinícius Raimundo, nosso Porta-voz em 2021.2. Quem quer, dá um jeito. Até porque causalidade é assunto de todas as provas do eixo clínico.

Falando sério, o tema é muito interessante, inesgotável e importantíssimo para a Medicina. Estes foram os textos publicados:

  • Quem tem medo da causalidade?, por Gustavo Araújo;
  • Causalidade: da Filosofia à Medicina parte 1, por Vinícius Raimundo;
  • Causalidade: da Filosofia à Medicina parte 2, por Vinícius Raimundo;
  • Causalidade: da Filosofia à Medicina parte 3, por Vinícius Raimundo.

O ano foi marcado também pelo surgimento de novos tipos de textos no AcademiaFMB. Agora, para auxiliar no entendimento de termos científicos, nós da LAC-FMB escrevemos o Glossário. Iniciado por João Pedro Oliveira em maio, você pode conferir todos os textos aqui e deixar nos comentários a sugestão de um novo tema.

Além do Glossário, nosso projeto de extensão #TodosPelasVacinas também passou pelo Blog. Foram quatro textos em que você tem acesso a informações científicas – “quando posso tomar a vacina da gripe?”, “adolescente pode se vacinar?”, “posso ter trombose por causa da vacina?” – e burocráticas sobre a vacinação:

  • Saiba mais sobre a vacinação em Salvador, por Isabelly Ayres;
  • Tira dúvidas parte I #TodosPelasVacinas, por Rebeca Borges;
  • Tira dúvidas parte II #TodosPelasVacinas, por Luiz Vago;
  • Recadastramento para a vacinação em Salvador, por Isabel Lima.

Figura 02: Voluntários do #TodosPelasVacinas após panfletagem no centro de Salvador

WhatsApp Image 2022-03-02 at 21.49.39 (1).jpeg

Fonte: acervo próprio.

#ParaCegoVer: Pessoas vestidas de camisas brancas, abraçadas, em frente a uma estação de metrô.

Pois é só isso. Mais um ano cheio de textos para você. Agradecemos imensamente cada leitura, é muito recompensador ver o AcademiaFMB crescer e, neste semestre, atingir 150 mil acessos. Deixamos tantos textos de fora – Medicina e TCC, Revistas predatórias: o que são, onde vivem, o que comem?, Eficácia, efetividade e pragmatismo, Por que você deveria ler Eterna Vigilância, de Edward Snowden – mas somos muito gratos a todos por escreverem os pedacinhos da nossa história.

Boas festas a todes e até o semestre que vem!

0 Comentários

Deixe um comentário